Parede de Gesso na Cozinha Funciona

Parede de Gesso na Cozinha Funciona

Parede de Gesso na Cozinha Funciona? Muitos ainda são os indivíduos que acreditam que as paredes de gesso são fracas ou não resistentes. Porém, esse “pré-conceito” só surge a partir de pessoas que ainda desconhecem o material.

Primeiramente, há de se destacar que as paredes de gesso não são assim tão frágeis quanto se imagina, e dá para fazer muitas coisas

com as mesmas. Por conta disso, ao perguntar se dá para colocar parede de gesso na sua cozinha, a resposta é: sim! É possível optar pela parede de gesso na cozinha, principalmente ao considerar que essas placas são resistentes e têm suporte o suficiente para aguentar objetos pesados.

Todavia, é claro que, se você optar pela parede de gesso na sua cozinha, alguns cuidados óbvios deverão ser cuidados. A parede de gesso exige buchas e parafusos especiais e próprios para ela, ou seja, não é possível utilizar os normais, para paredes de concreto ou tijolo. De uma forma geral, é possível colocar paredes de gesso na cozinha, mas os cuidados devem ser redobrados, principalmente na hora de colocar móveis.

Uma frequente pergunta é se os ambientes – no caso, as cozinhas com paredes de gesso – conseguem aguentar vibrações ou impactos, sejam eles propositais ou não, como um chute ou, até mesmo, a batida sem querer de um móvel.

E a resposta para isso é sim, já que a parede de gesso é regulamentada pelo ABNT, ou seja, consegue cumprir com todas as normas relacionadas ao desempenho. Trombadas ocorrem com frequência, e é por conta disso que os fabricantes de paredes de gesso tomaram o cuidado de criarem esse material com resistência para os impactos causados pelo dia a dia, como a própria batida de portas, o arrastão de móveis e armários e, até mesmo, algumas quedas ou acidentes propositais.

Além disso, não há por que se preocupar, há a possibilidade de embutir tanto bancadas e armários de granito, como também de mármore. Porém, peças que pesem mais do que 60 kg por cada metro quadrado devem exigir um reforço no interior do drywall, procedimento que deve ser realizado por profissionais que trabalhem com paredes de gesso.

Veja mais sobre esse assunto:

Inscreva-se para receber novidades!

5 Comentários

  1. Daniel Gonçalves de Oliveira

    Bom dia. Estamos montando uma pastelaria, e estamos na duvida por optar em usar uma parede de gesso acartonado.Pois, teremos que aplicar sobre ela azuleijos, como manda a vigilância sanitária.
    A dúvida é… a umidade da cozinha (por que, periodicamente teremos que lavar), não vai estragar o material???

    obrigado

    • Antonio Santana

      Antonio

      Antonio Santana
      Olha Daniel boa tarde!
      Você pode usar o gesso sem problemas apenas tenha o cuidado de aplicar a placa de gesso acartonado verde ou RU que e bem resistente a umidade,por ela ser um pouco mais cara do que a placa comum ou st não precisa usar dos dois lados ou seja use a placa RU somente na parte interna da cozinha onde a incidencia de umidade e maior! Espero ter ajudado, e qualquer duvida e so postar aqui sua pergunta que sera respondida o mais rapido possivel.

  2. Daniela

    Bom dia, sou Daniela e tenho uma dúvida que n consegui solucionar.. Irei me mudar para uma kitnet (no caso o quarto e junto com a cozinha) e pra ter um pouco de privacidade resolvi pesquisar sobre divisórias… Mas tenho uma duvida, sera que na divisoria consigo colocar armarios de cozinha na “parede” e qual material da divisória seria ideal?

  3. Daniele

    Oi estou fazendo meus armários de gesso e o forno e a lava louca vou embutir no gesso que cuidados devo tomar por causa do calor do forno para não correr nenhum perigo

    • admin

      Antonio

      Basicamente o ideal seria deixar um rasgo de pelo menos três centímetros no sentido longitudinal na parte traseira do nicho onde o forno vai ficar se não for possível fazer esse rasgo será mais seguro deixar uma folga nas laterais de 5 centímetros e acima de 8 centimetros e também deixar um espaço na parte detrás do forno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.